domingo, 16 de março de 2014

Vicent...




"Starry, starry night. Paint your pallete blue and grey. Look out on a summer's day with eyes that know the darkness in my soul..."  essa bela música de Don Maclean depertou em mim a vontade de conhecer um pouco mais sobre o pintor Van Gogh.  O holandês chamado Vincent me encantou com seus traços, riquezas de cores e por incrível que pareça por sua instabilidade emocional. Esse conjunto de caracteríticas fez com que eu buscasse mais informações sobre a história desse homem que teve uma vida curta, mas que em sua trajetória deixou uma rico acervo de belas pinturas e revolucionou uma época com ousadia, autenticidade e beleza. 



Obras como Vaso com Quatorze Girassóis, de Agosto de 1888, faz com que você transfira para seu mundo particular as diversas referências de vida. As flores amarelas e grandes, por exemplo, retratadas nesse quadro são para mim um pouco da minha personalidade. O Quarto em Arles -1888 me faz lembrar o livro Metamorfose,  de Franz KafKa e A Noite Estrelada - Cipestres e Vila, de 1889, é para mim insuperável e a tradução de algo  inexplicável: a sensação única de alegria e tristeza juntas. Algo como uma vontade de chorar de emoção e de gargalhar de felicidade. Não é exagero, é o que o grande mestre Van Gogh consegue nos transmitir com sua perfeita harmonia de cores. 

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre ele, basta olhar na net ou comprar um belo livro com as obras e história de vida do pintor. No momento, estou lendo o livro Grande Mestres - Van Gogh, publicado pela editora Abril versão Coleções e que comprei baratinho na livraria Leitura. 

Dayse Santô
Fotos: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário