Dostoiévski + Freddie Mercury
Uma entre as inúmeras bandas de rock britânico conhecida mundialmente é a famosa Queen, a lendária banda trouxe ao mundo a boa música e juntamente o inusitado Freddie Mercury. O cantor de um talento inigualável interpretou belas músicas como Somebody to love, Love of my life entre outras. Porém, para mim a insuperável é a Raphasody Bohemian, a canção transporta o ouvinte para outra dimensão.
No meu caso, toda vez que escuto essa música é come se eu estivesse vivenciando uma peça tetral, onde o climax da tragédia é facilmente sentido com as distorções elétricas da guitarra e, mais do que isso, é como se eu mergulhasse e resgatasse toda a memória criada por mim após a leitura de Crime e Castigo, clássico livro de Dostoiévski. Por alguns instantes me vejo vagando quase que álcoolizada pelas ruas de São Petersburgo à procura de Raskólnikov ( personagem principal da obra). Não é exagero. Eu juro! A tradução da música é quase que a transcrição resumida do livro. O ouvinte como Raskólnikov é subitamente "Caught in a landslide. No escape from reality" como diz um trecho da música...
Não sei se sou a primeira a constatar isso, mas uma coisa é fato: Freddie Mercury leu Crime e Castigo ( e se apaixonou pela obra) antes de escrever a letra dessa música, com certeza!
"Gotta leave you all behind and face the truth. Mama....Oh" (anyway the wind blows)"
Por: Dayse Santô
Video: youtube
Foto: Pinterest
Nenhum comentário:
Postar um comentário